Bom, há algum tempo tive um problema em meu alternador, ele ficava desligando e ligando.

Levei ao eletricista, e ele fez um teste simples que identificou o problema. Com o cabo de uma chave de fenda ele deu uma batida no alternador, na mesma hora ele voltou a carregar a bateria.

Pude identificar esse problema pois tenho um voltimetro instalado em meu carro.

De acordo com o eletricista o problema seria no regulador de voltagem, que estava com problemas. Pedi para ele efetuar o reparo, depois desse conserto não tive mais problemas, até agora.

Nas últimas semanas comecei a ter o mesmo problema. Peguei minha chave e dei uma pequena batida no alternador………ele voltou a funcionar!

Ao invés de levar ao eletricistra para a troca, preferi fazer em casa, pois é muito simples fazer esse reparo, uma vez que o regulador é externo e não necessito abrir o alternador ou retirar ele do carro.

 

Nessa foto é possível verificar o descaste no regulador. O da esquerda é o antigo.

ATENÇÃO!!! Nossos tutoriais são meramente informativos. A veracidade das informações apresentadas são de inteira responsabilidade do colaborador. Não nos reponsabilizamos pela execução do passo-a-passo.  Caso não seja apto a realizar o trabalho, contrate um profissional capacitado.

Objetivo: Trocar o regulador de voltagem do alternado Bosch.

Nível de dificuldade: Fácil

Tempo necessário: 30 min

Material necessário:

- Chave Philips.

- Regulador de voltagem Cód 9.190.087.032

Custo aproximado: R$40,00

Necessidade de alguém para auxiliar? Não.

Passo a passo:

1-) Espere o motor esfriar completamente, você irá trabalhar muito perto do bloco e do coletor, então se o motor estiver quente você pode se queimar! Lembre-se, segurança em primeiro lugar!

2-) Desligue a bateria de seu veículo, você estará mexendo na parte elétrica, então há riso de choque.

3-) Com a chave philips, retire os dois parafusos que prendem o regulador no alternador.

O regulador é essa peça preta, que fica fora do alternador.

4-) Retire a peça antiga. Será possível ver dentro do alternador.

Visão traseira do alternador, sem o regulador.

5-) Recoloque o regulador. Os carvões do regulador, devem ser direcionados aos fios de cobre que ficam no centro do alternador.

O regulador vem com uma marcação na parte que deve ficar apontada para fora do alternador.

6-) Parafuse no lugar, religue a bateria, dê a partida no carro e veja se o alternador está funcionando. ( Para verificar o funcionamento do alternador, use um voltímetro. A voltagem dele deve ficar acima dos 13,5V)

Impressões finais: Após essa manutenção meu alternador está 100%, ainda economizei quase 50% em relação ao serviço anterior, pois o eletricista me cobrou R$75,00 para efetuar o reparo!

É possível adquirir o regulador em um de nossos parceiros: www.maonaroda4x4.com.br

Abraços

Henrique