Olá, uma das minhas paixões são as motos, possuo uma Honda Bros 150cc 2009. Moto boa, durável e confiável pra qualquer desafio, manutenção simples e barata. Não gosto de levá-la em oficinas, prefiro fazer pequenos reparos em casa mesmo.

As escovas do motor de partida são peças que você só sente falta quando quebra, antes disso voce nem lembra que ela existe. Ela é uma peça igual a pastilha de freio, cada vez que você usa ela de degasta um pouco. Porém de forma mais lenta que as pastilhas, minhas escovas só quebraram após 2 anos de uso.

ATENÇÃO!!! Nossos tutoriais são meramente informativos. A veracidade das informações apresentadas são de inteira responsabilidade do colaborador. Não nos reponsabilizamos pela execução do passo-a-passo.  Caso não seja apto a realizar o trabalho, contrate um profissional capacitado.

Objetivo:  Trocar as escovas do motor de partida da Honda Bros 150cc.

Nível de dificuldade: Fácil.

Tempo necessário: 60 minutos.

Material necessário:

  • Chaves  sextavada ou soquete 8, 10 e 13 mm
  • Chave philips pequena
  • Kit de reparo escovas Bros 150cc
  • Pano limpo

Custo aproximado: R$25,00

Necessidade de alguém para auxiliar? Não.

Passo a passo:

Faça o trabalho com a moto descansada, ou seja, aguarde que o escapamento e motor resfriem totalmente! Caso contrário existe sério risco de queimaduras.

Comece desconectando os cabos da bateria. O motor de partida tem ligação direta com a bateria e se não desconectar os cabos existe o risco de choque e curto circuito durante o trabalho!!

Na figura abaixo note a localização do motor de partida e os parafusos para a retirada do mesmo. Na parte superior do motor note um “cachimbo” que esconde um cabo de energia, desconecte também.

Observe os 2 únicos parafusos que seguram o motor de partida no bloco do motor.

Note o caximbo na parte superior do motor de partida. Não esquece de desconectá-lo.

Retirada dos parafusos.

Bata de forma leve com uma barra metálica para desacoplar o motor de partida do bloco do motor.

Após desacoplar o motor de partida é necessário um pouco de paciência para desviá-lo do escapamento e do carburador. Faça tudo com calma, você não precisa desmontar outras partes da moto para retirar o motor de partida.

Motor de partida retirado.

Note a quantidade de sujeira acumulada embaixo do motor de partida. Faça a limpeza desse local com cuidado para que a sujeira nao caia dentro do motor. Por isso utilize um pano limpo para fechar a abertura.

Agora, com o motor de partida retirado, vamos trabalhar nele. Você pode fazer os passos seguintes em uma bancada e sentado.

Preste atenção em todos os detalhes durante a desmontagem. Não se distraia pois você precisará montar novamente seguindo a ordem reversa.

Retire os 2 parafusos que fecham o motor de partida.

Nas próximas figuras, perceba como o motor de partida fica sujo após 2 anos de uso. A escova se “auto-consome” durante o uso e se espalha por todo o motor de partida.

Motor de partida desmontado e sujo.

A escova antiga virou pó. Literalmente.

Muita atenção!!! Você devera montar a nova escova exatamente como estava a escova antiga..

Lave as peças sujas e espere secar bem.

Apesar de complicado, não tem como montar a escova de forma errada. As peças só se encaixam em seus devidos lugares.

Se você observou atentamente durante a desmontagem… não terá maiores dificuldades. Qualquer coisa consulta a foto lá em cima novamente.

Utilize a parte da bobina para dar um “apoio” na hora da montagem das molas que empurram as escovas na bobina, tendo como base a peça de plástico. Depois encaixe na base do motor de partida. Não esqueça das peças laranjadas quadradas que isolam a base do motor de partida. Caso contrário você pode causar um curto circuito!!!

Encaixe da bobina na base do motor de partida.

Instale os novos anéis de vedação, cuidado para não danificá-los durante a montagem.

Motor de partida pronto.

O encaixe do motor é feito da mesma forma que a retirada. Dê leves batidas na região posterior do mesmo para que ele encaixe de forma correta no bloco do motor. Reconecte os fios e fixe os parafusos do motor de partida. Reconecte a bateria.

Detalhe. O motor de partida tem um “ponto”. Se você fechar o motor de partida fora do ponto ele não vai ligar. Preste atenção nas marcações que estão na base do motor de partida e na peça do imã.

Destaque para as marcações do ponto de fechamento do motor de partida.

Impressões finais: Pronto! Escovas trocadas. Recomendo apenas as peças originais da Honda. A qualidade compensa o valor mais elevado. E agora a certeza de mais dois anos pela frente!

Até a próxima!!!

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