Os fabricantes de lâmpadas lançam inúmeros produtos a cada ano. Entre as promessas publicitárias: maior alcance da luz, menor consumo de energia, etc. Produtos milagrosos que prometem transformar a luz no fim do túnel em um flash fotográfico nuclear!!!

Mas… será que tudo isso é perceptível ao olho humano? Será que a instalação dessas lâmpadas especiais (e na maioria das vezes mais caras) faz diferença mesmo? O custo benefício é vantajoso de verdade?

Por isso resolvi fazer um teste. Afinal de contas, já tenho olhos pequenos (nipônicos) geneticamente herdados, logo qualquer melhora perceptível na iluminação de meus carros implicará em um aumento direto na segurança da condução noturna.

Vale lembrar que a lâmpada é apenas uma parte do sistema. Outras condições associadas como: instalação elétrica (bitola dos fios, capacidade dos relês, etc), projeto do refletor (tipo de lente, posição do espelho, etc) podem influenciar o resultado final. Logo existem ressalvas e os resultados aqui mostrados podem variar de carro para carro.

Atenção: Esse tópico não é um comparativo científico profissional. O objetivo é  relatar impressões pessoais com o menor grau de subjetividade possível. Inúmeros fatores externos podem interferir na reprodutibilidade dos dados e imagens postados. Leia com ponderação.”

Objetivo: Comparar o desempenho de  diferentes modelos de lâmpadas H4 para faróis de veículos automotores.

Produtos comparados: A nossa parceira Mão na Roda 4×4 (link) disponibilizou seis pares de lâmpadas H4 para um comparativo.

  • Alper Off Road Crystal Blue
  • Osram Night Breaker
  • Osram Cool Blue Hyper
  • Osram Off Road
  • Osram X Racer
  • Super Branca Multi Vision
Você pode encontrá-las a venda no próprio site da Mão na Roda 4×4 (link).

Método:

Instalei cada um dos pares em nosso Jimny HR 2011.

As fotos foram tiradas por uma Canon Rebel XTI digital, com os parâmetros (velocidade, abertura, ISO, balanço de branco) fixos. Um tripé foi posicionado na frente o Jimny, permitindo um tempo de abertura mais longo (2 segundos) sem uso de flash. Usando o timer conseguimos evitar perda de foco na imagem. Foram feitas imagens do farol baixo / alto com cada par de lâmpada testado.

Escolhi um local pouco iluminado na cidade e todas as fotos foram realizadas na sequência, durante 40 minutos. Logo as condições atmosféricas e outras condições que poderiam interferir na iluminação tiveram seu impacto minimizado.

Dessa forma o mesmo conjunto óptico / condições de luminosidade foram utilizados para permitir um comparativo mais justo.

Dados:

Veja as imagens captadas por cada modelo de lâmpada (embalagem / farol baixo / farol alto).

Lâmpada original

Osram Off Road

  • Potência: 100/80W
  • Faixa de luz: 3000K
  • Propaganda do fabricante: Filtro UV (anti-envelhecimento), maior resistência a vibrações.

Osram Night Breaker

  • Potência: 60/55W
  • Faixa de luz: 3500K
  • Propaganda do fabricante: até 90% mais luz. Cor até 10% mais branca.

Osram X Racer – Xtra blue

  • Potência: 60/55W
  • Faixa de luz: 4000K
  • Propaganda do fabricante: até 20% mais luz. Xenon look.

Multi Vision Super branca

  • Potência: 55W
  • Faixa de luz: 4700K
  • Propaganda do fabricante:

Osram Cool Blue Hyper

  • Potência: 60/55W
  • Faixa de luz: 5000K
  • Propaganda do fabricante: até 20% mais luz; cor branca / azulada semelhante a luz do dia. Filtro de proteção UV (anti-envelhecimento)

Alper Off Road Crystal Blue

  • Potência: 100/90W
  • Faixa de luz: 5000K
  • Propagando do fabricante: até 50% mais luz.

 

Clique na imagem abaixo para ampliar a sequência horizontal de todas as lâmpadas, seguindo a mesma ordem do tópico. Sugiro diminuir o máximo possível a luz do ambiente, deixando apenas a iluminação do monitor ativa. Ficará mais fácil visualizar as diferenças.

Contribuição Osvaldo Kashino

Discussão e Conclusões:

Sobre as embalagens. O capacete da XRacer é bem interessante para aqueles que desejam carregar uma unidade sobressalente. As proteções da Cool Blue e Night Breaker são iguais. Plástico rígido com lâmpadas bem encaixadas. Protegem  100% durante o transporte. A Osram Off Road merece uma embalagem melhor, afinal é o mesmo fabricante!!! Já a Alper e a Multi vision são protegidas por uma embalagem plástica fina e maleável. Pessoalmente não gostei.

Bom, de maneira geral achei a luz branca mais confortável. “Pesa” menos a vista. Para dirigir por várias horas seguidas, certamente fadiga menos o motorista. Além disso melhora o contraste dos objetos, deixando o solo mais definido.

Se você busca ALCANCE (mais luz), não tem jeito. Escolha as lâmpadas de maior potência (100W). Compare as fotos e veja que a diferença é perceptível, indiscutivelmente!!! Mas lembre-se de que elas não são permitidas para circulação urbana / rodoviária e podem derreter a fiação e / ou farol original pois esquentam mais!!! Nessa linha de escolha, em uso off road exclusivo, escolha Osram Off Road se preferir luz amarela ou Alper Off Road se preferir luz branca/azulada. A Alper possui maior potência na luz baixa quando comparada a Osram Off Road. Em luz alta, são equivalentes.

Realmente a lâmpada Osram Night breaker aumenta um pouco o alcance, comparado com a original. Não chega a 90% como prometido pelo fabricante, mas é perceptível a diferença. Entretanto não se compara os modelos de potência maior. Tem uma cor mais esbranquiçada, como o fabricante sugere, sem puxar para o azul. É uma boa solução para quem busca melhorar o alcance respeitando os limites legais.

A Osram Xracer tem desempenho semelhante a Night Breaker. Entretanto apresenta cor mais branca (intermediária entre Cool Blue e original). A luz alta dela é um pouco mais eficiente.

A lâmpada Cool blue é a mais branca, com leve tom azulado. Seu desempenho é um pouco inferior a Night Breaker e Xracer. Similar a lâmpada original, apenas a cor é diferente.

A Osram Off Road e a Osram Cool Blue possuem filtro anti UV, que evita o envelhecimento (amarelamento) das lentes dos faróis.

Lâmpada Super Branca Multi vision não gostei. Não melhora a capacidade de iluminação e não chega num tom bacana (mantém cor amarelada) apesar da promessa.

Enfim, para resumir de forma sucinta:

  • Se você busca alcance em situações fora de estrada = Osram Off Road ou Alper Off Road Crystal Blue.
  • Se você busca alcance em situações urbanas e rodovias = Osram Night breaker.
  • Se você busca alteração de tonalidade de cor = Osram Cool Blue.
  • Se você busca o meio do caminho entre alcance e alteração da cor = Osram X Racer.
  • Se você quer uma opção mais barata e mudar levemente a cor = Super branca Multi Vision.

Bom, por enquanto é isso!!! Nos próximos meses pretendemos fazer novo comparativo incluindo as lâmpadas Phillips.

Links interessantes:

Aqui você encontra a página da Osram Linha Automotiva (link).

Se preferir faça o download do catálogo de produtos Lâmpadas Automotivas da OSRAM 2007 (link).

Aqui você encontra a página da Alper Linha Automotiva (link).

Se preferir faça o download do catálogo de produtos Alper (link).